Caravelas Agora

Estudantes de Camaçari conquistam 2º lugar na Huawei ICT Competition

Com um projeto inovador voltado para acessibilidade e mobilidade urbana de pessoas com deficiência visual, quatro estudantes de Camaçari garantiram um lugar no pódio na etapa nacional da Huawei ICT Competition 2024/2025. A final da maior competição universitária de tecnologia do Brasil – e uma das mais importantes do mundo – ocorreu na segunda-feira (24), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

A equipe do Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Camaçari ficou em 2º lugar na categoria Inovação com o projeto PaceFree. O grupo, formado pelas alunas Isabelle de Jesus Santos Ribeiro, Gracielle Maria Santos Dias, Lorena Oliveira de Souza e Maria Eduarda Oliveira de Amaral, foi o único composto exclusivamente por mulheres na competição. Com o resultado, elas avançaram para a etapa América Latina, onde enfrentarão novos desafios, incluindo provas teóricas e práticas, além de testes em simuladores.

A estudante Gracielle comentou sobre a experiência: “Foi um processo exaustivo e desafiador. Me preparei intensamente para apresentar nosso projeto diante de todos e ainda por cima em outro idioma. Depois de dois anos de dedicação, foi uma grande conquista. Agora seguimos em frente, representando a Bahia e o Brasil na próxima fase”, declarou.

As quatro alunas dedicaram meses de trabalho ao PaceFree, conciliando o projeto com a rotina acadêmica e estágios. Mesmo durante as férias, elas mantiveram o foco, participando de outras competições para aprimorar a iniciativa.

A professora Lanuza Lima, orientadora do projeto, destacou a importância da participação na competição. “Foi uma experiência enriquecedora em diversos aspectos, desde o aprendizado até a troca de conhecimento com outros estudantes e professores inovadores. Além disso, tivemos contato direto com uma gigante da tecnologia como a Huawei, o que amplia as oportunidades para todos nós. Para uma cidade como Camaçari, esse feito reforça o impacto positivo da educação e incentiva a comunidade a abraçar novos desafios”, explicou. A coorientação foi conduzida pelo professor Adilson Almirante.

O PaceFree combina um aplicativo móvel e um semáforo adaptado, utilizando Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) para auxiliar pessoas com deficiência visual na travessia de ruas. O projeto teve início em 2023, com pesquisas e desenvolvimento do primeiro protótipo. Já em 2024, foi integrado um sistema de IA que analisa as vias, identifica obstáculos e sugere rotas mais seguras.

Agora, as estudantes seguem para a próxima etapa da Huawei ICT Competition, levando o nome da Bahia e do Brasil para um dos maiores torneios de tecnologia do mundo.

Compartilhar nas redes sociais

Leia mais

images (1)
NOTICIA
abrolhos31
NOTICIA (5)
NOTICIA (83)
NOTICIA (76)
NOTICIA (35)
NOTICIA (22)
NOTICIA (1)
BOZO05
CAPA 1 (11)
Abrolhos
ambulancia
CAPA 1